2.9.11


Existe aquela velha frase que diz “Se você continuar fazendo sempre as mesmas coisas, obterá sempre os mesmos resultados”. Pois bem, se faz tempo que estuda e não está melhorando sua classificação, ou melhor, a porcentagem da sua nota nas provas, é porque você precisa mudar algo urgentemente. Essa e as dicas anteriores do blog podem ajudar (veja Arquivo na barra lateral direita).

A dificuldade em evoluir de muitos estudantes está na falta de foco, estratégia e organização. Estudam sempre as mesmas matérias, da mesma forma, leem os mesmos livros repetidas vezes ou fazem e refazem os mesmos exercícios. Tudo isso sem foco, sem estruturação, e às vezes estudam sem saber se vai cair no próximo concurso ou não, porque não estudaram o edital, como já disse anteriormente aqui.

Principalmente quando já saiu o edital, organize seu horário de estudos de acordo com o conteúdo que será cobrado. Faça uma agenda diária de forma que cubra todo o edital com teoria e muitos exercícios. Assim você garantirá que estudou toda a matéria que cairá na prova.

Vamos colocar como exemplo o edital atual do TRF 1ª Região, que tem o seguinte conteúdo para Técnico Judiciário/Área Administrativa:

“NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Lei nº 8.112/90: Do provimento. Da vacância. Dos direitos e vantagens. Do regime disciplinar. Do processo administrativo disciplinar. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação e espécies. Invalidação dos atos administrativos. Revogação e anulação. Efeitos decorrentes.
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Dos princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade e dos direitos políticos. Da organização do Estado: da organização político administrativa, da União, dos Estados Federados, dos Municípios, do Distrito Federal e dos Territórios. Da Administração Pública: disposições gerais e dos servidores públicos. Da organização dos poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das atribuições do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos deputados e dos senadores e do processo legislativo; do Poder Executivo: do Presidente e do Vice- Presidente da República, das atribuições do Presidente da República e da Responsabilidade do Presidente da República; do Poder Judiciário: disposições gerais, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais.”

Poderia organizar os estudos da seguinte forma:


Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4
Dia 5
Dia 6
8h às 12h
8112: Do provimento. Da vacância. Dos direitos e vantagens.
8112: Do regime disciplinar. Do processo administrativo disciplinar.
8112: Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação e espécies.
8112: Atos Administrativos: Invalidação dos atos administrativos. Revogação e anulação. Efeitos decorrentes.
8112: Exercícios
8112: Exercícios
14h às 18h
Dir. Const.: Dos princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade e dos direitos políticos.
Dir. Const.: Da organização do Estado: da organização político administrativa, da União, dos Estados Federados, dos Municípios, do Distrito Federal e dos Territórios.  Da Administração Pública: disposições gerais e dos servidores públicos.
Dir. Const.: Da organização dos poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das atribuições do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos deputados e dos senadores e do processo legislativo;
Dir. Const.: do Poder Executivo: do Presidente e do Vice- Presidente da República, das atribuições do Presidente da República e da Responsabilidade do Presidente da República;
Dir. Const.: do Poder Judiciário: disposições gerais, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais.
Dir. Const.: Exercícios

Isso é apenas um exemplo, faça uma agenda realista de acordo com o seu tempo disponível e sua capacidade. Não se esqueça de incluir tempo para revisão e muitos exercícios, tendo o dia da prova como prazo final para ter estudado todo conteúdo.

DICA: elabore o cronograma terminando uma semana antes da prova, pois se houver algum imprevisto, terá tempo para recuperar.

0 comentários:

Postar um comentário