28.8.11

Interpretação de Texto

Já ouvi muitas pessoas comentarem na dificuldade em compreender a abordagem que deve fazer de um item do CESPE quando apresenta os termos "infere-se", "depreende-se" e "de acordo com o texto".

Então, o que todos querem esclarecer é: Qual a análise que deve fazer em cada caso quando encontrar essas expressões?


Este tema é um dos mais importantes para quem quer realmente fazer uma boa prova de interpretação de texto, muitas pessoas fazem provas, passam no concurso, mas nunca chegam a saber qual é a diferença, e essa diferença, às vezes, pode ser crucial.

"Inferir" e "depreender" querem dizer a mesma coisa - compreensão , entendimento. 

Por exemplo: 

O jovem passou no vestibular assim que saiu do 3º ano colegial, ele entrou em medicina na USP.

De acordo com o texto considere a alternativa correta ou errada:

1)O jovem entrou em medicina. (C)
2)O jovem é muito estudioso. (E)
3) O jovem passou no vestibular. (C)

Veja que o texto só é expresso na questão 1 e 3, a questão "2" não mente, mas é uma inferência, uma compreensão que se pode ter a respeito do jovem, é evidente que se ele passou é porque é estudioso, mas o texto NÃO disse isso ... 

Assim, se a pergunta fosse: Infere-se do texto ou depreende-se do texto.

2) O jovem é muito estudioso. (correto)

Geralmente, as inferências são provocadas pelas experiências que temos de vida, e elas só podem interferir em interpretações de texto quando a banca expressamente pedir isso, no geral, elas não fazem isso, não pedem inferências, e sim interpretação pura. Por isso, é bom saber o que é inferência e o que é "de acordo com o texto", portanto, cuidado com isso.!

0 comentários:

Postar um comentário