PF/2009 – Agente de Polícia Federal: Julgue os itens subsequentes, relativos à administração pública.
11 O poder de a administração pública impor sanções a particulares não sujeitos à sua disciplina interna tem como fundamento o poder disciplinar.
12 O princípio da presunção de legitimidade ou de veracidade retrata a presunção absoluta de que os atos praticados pela administração pública são verdadeiros e estão em consonância com as normas legais pertinentes.
TCU/2009 – Auditor Federal de Controle Externo – Auditoria de Obras Públicas: A respeito da administração pública, julgue os próximos itens.
13 Considere que Pedro, servidor público estadual aposentado desde 1997, receba, já que preenchidos os requisitos legais, R$ 8.000,00 de proventos pelo cargo efetivo de médico e R$ 3.000,00 de proventos pelo cargo efetivo de professor. Considere, ainda, que, desde janeiro de 2009, Pedro tenha passado a ocupar cargo em comissão no âmbito federal, com remuneração de R$ 8.000,00. Nessa situação hipotética, não há acumulação ilegal de cargos.
14 A criação de fundações públicas, pessoas jurídicas de direito público ou privado, deve ser autorizada por lei específica, sendo a criação efetiva dessas entidades feita na forma da lei civil, com o registro dos seus atos constitutivos, diferentemente do que ocorre com as autarquias.
15 Se uma lei federal instituir e disciplinar, para os servidores públicos de determinado órgão, autarquia ou fundação pública federal, que não são remunerados por subsídio, prêmio de produtividade a ser custeado com recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes, a referida lei não será materialmente inconstitucional.
16 Os princípios constitucionais, assim como as regras, são dotados de força normativa. Com base nesse entendimento doutrinário, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendido que o princípio da moralidade, por exemplo, carece de lei formal que regule sua aplicação, não podendo a administração disciplinar, por meio de atos infralegais, os casos em que reste violado esse princípio, sob pena de desrespeito ao princípio da legalidade.
TRF 5ª Região/2009 – Juiz Federal Substituto
17. A respeito do ato administrativo, do controle desses atos e de temas correlatos, assinale a opção correta.
A Considere a seguinte situação hipotética. Pedro, autoridade superior, delegou determinada competência a Alfredo com o propósito de descentralizar a prestação do serviço público e assegurar maior rapidez nas decisões, uma vez que Alfredo tem um contato mais direto com o objeto da delegação. Nessa situação, Alfredo somente pode subdelegar a competência se Pedro deixou essa autorização consignada de forma expressa no ato de delegação.
B Segundo o entendimento firmado pela Corte Especial do STJ, caso o ato acoimado de ilegalidade tenha sido praticado antes da promulgação da Lei n.º 9.784/1999, a administração tem o prazo de cinco anos para anulá-lo, a contar da prática do ato.
C Cada vez mais a doutrina e a jurisprudência caminham no sentido de admitir o controle judicial do ato discricionário. Essa evolução tem o propósito de substituir a discricionariedade do administrador pela do Poder Judiciário.
D Na ação civil pública proposta por associação, caracterizada a litigância de má-fé, a autora e todos os seus diretores serão solidariamente condenados em honorários advocatícios e ao décuplo das custas, sem prejuízo da responsabilidade por perdas e danos.
E Alguns doutrinadores entendem que o elemento finalidade do ato administrativo pode ser discricionário. Isso porque a finalidade pode ser dividida entre finalidade em sentido amplo, que se identifica com o interesse público de forma geral, e finalidade em sentido estrito, que se encontra definida na própria norma que regula o ato. Assim, a primeira seria discricionária e a segunda, vinculada.
TCU/2009 – Técnico Federal de Controle Externo – Técnica Administrativa: Com relação aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.
18 De acordo com a teoria dos motivos determinantes, o agente que pratica um ato discricionário, embora não havendo obrigatoriedade, opta por indicar os fatos e fundamentos jurídicos da sua realização, passando estes a integrá-lo e a vincular, obrigatoriamente, a administração, aos motivos ali expostos.
19 Não é possível o controle de legalidade exercido pelo Poder Judiciário na hipótese de remoção de servidor público de ofício, mas com características de perseguição política, em razão de a motivação atender ao interesse da administração.
20 A doutrina majoritária afirma ser a presunção de legitimidade, atributo dos atos administrativos, privilégio típico de um Estado autoritário, por ser absoluta e não admitir prova em contrário.
21 Conforme jurisprudência recente do STF e do Superior Tribunal de Justiça, a aposentadoria é um ato complexo que se aperfeiçoa com o registro no TCU.
TRE-MA/2009 – Técnico Judiciário – Área Administrativa
22. Acerca dos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.
I. A imperatividade é a característica do ato administrativo que faz com que esse ato, tão logo seja praticado, possa ser imediatamente executado e seu objeto, imediatamente alcançado.
II. A presunção de legitimidade dos atos administrativos é iuris tantum.
III. Todo ato administrativo é autoexecutável.
IV. São atributos dos atos administrativos a presunção de legitimidade, a imperatividade, a exigibilidade e a autoexecutoriedade.
Estão certos apenas os itens
A I e III.
B II e IV.
C III e IV.
D I, II e III.
E I, II e IV.
Defensoria Pública do Estado de Alagoas/2009 – Defensor Público de 1.ª Classe: Com relação à disciplina do ato administrativo, julgue os itens seguintes.
23 O ato administrativo está sujeito a regime jurídico administrativo, razão pela qual o ato de direito privado praticado pelo Estado não é considerado ato administrativo.
24 Em decorrência do atributo da presunção de veracidade, não pode o ato administrativo ter sua validade apreciada de ofício pelo Poder Judiciário.
25 O ato composto é aquele que resulta de manifestação de dois ou mais órgãos, singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para a formação de um único ato.
INSS/2010 – Cargo: Perito Médico Previdenciário Acerca do ato administrativo, julgue os itens seguintes.
26 O ato administrativo pode ser perfeito, válido e ineficaz.
27 A alteração da finalidade do ato administrativo expressa na norma legal ou implícita no ordenamento da administração caracteriza o desvio de poder.
28 O ato administrativo pendente pressupõe um ato perfeito.
TCU/2009 – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação: No que se refere aos atos administrativos, julgue o item seguinte.
29 Quando um governador de estado edita uma norma, a motivação de seu ato poderá ser apresentada sob a forma de considerandos, que será caracterizada como a narrativa do motivo.
AGU/2010 – Procurador Federal de 2ª Categoria: Julgue os seguintes itens, acerca do ato administrativo.
30 O ato de delegação não retira a atribuição da autoridade delegante, que continua competente cumulativamente com a autoridade delegada para o exercício da função.
31 A anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, nos processos que tramitem no TCU, deve respeitar o contraditório e a ampla defesa, o que se aplica, por exemplo, à apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.
32 O ato administrativo pode ser inválido e, ainda assim, eficaz, quando, apesar de não se achar conformado às exigências normativas, produzir os efeitos que lhe seriam inerentes, mas não é possível que o ato administrativo seja, ao mesmo tempo, perfeito, inválido e eficaz.
DPU/2010 – Analista Técnico-Administrativo.
33. Com relação aos atos administrativos, assinale a opção correta.
A Valendo-se de seu poder de autodefesa, a administração pública pode anular o ato administrativo, sendo que o reconhecimento da desconformidade do ato com a lei produz efeitos a partir da própria anulação.
B Pelo atributo da presunção de veracidade, a validade do ato administrativo não pode ser apreciada de ofício pelo Poder Judiciário.
C Os atos administrativos discricionários, por sua própria natureza, não admitem o controle pelo Poder Judiciário.
D Quanto à exequibilidade, o denominado ato administrativo perfeito é aquele que já exauriu seus efeitos, tornando-se definitivo e não podendo mais ser impugnado na via administrativa ou na judicial.
E No que se refere às espécies de atos administrativos, a aprovação e a homologação são atos administrativos com igual significado e extensão.
MPS/2009 – Administrador: A respeito dos atos administrativos, julgue os itens a seguir.
34 Quando um banco estatal celebra, com um cliente, um contrato de abertura de conta-corrente, está praticando um ato administrativo.
35 A delegação não transfere a competência, mas somente o exercício de parte das atribuições do delegante.
36 Cabe convalidar o vício da forma, nos atos administrativos, ainda que a lei faça previsão expressa quanto à forma.
37 É permitido ao Poder Judiciário avaliar e julgar o mérito administrativo de ato proveniente de um administrador público.
TCU/2009 – Auditor Federal de Controle Externo – Auditoria de Obras Públicas: No que concerne aos atos administrativos, julgue os itens a seguir.
38 Uma autoridade poderá, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros titulares de órgãos, desde que esses lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, unicamente em razão de circunstâncias técnicas, sociais e econômicas.
39 Caso o TCU identifique que uma aposentadoria por ele já registrada tenha sido concedida de forma ilegal, sem que se caracterize má-fé do aposentado, a referida corte poderá anular esse ato, a qualquer tempo.
TRE-MA/2009 – Analista Judiciário – Área Administrativa
40. A obra de construção de um grande centro comercial, em adiantado estágio, foi embargada pelo departamento de obras posturas do município por invadir área pública. Nesse caso, administração praticou ato de
A império.
B postura.
C controle.
D gestão.
E polícia.
TRT – 1ª Região2010 - Juiz do Trabalho Substituto
41. Assinale a opção correta quanto à classificação, aos requisitos dos atos administrativos e à teoria dos motivos determinantes.
A O parecer, como ato administrativo que expressa posicionamento de natureza técnica, é sempre vinculante, de forma que a autoridade decisória não pode agir de maneira distinta da constante do ato opinativo.
B O pressuposto da revogação é o interesse público, razão pela qual ela incide sobre atos válidos e inválidos que a administração pretenda abolir do rol de normas jurídicas, em razão dos inconvenientes e dos malefícios que causem à coletividade.
C Em obediência ao princípio da solenidade da forma, entendida esta como o meio pelo qual se exterioriza a vontade da administração, o ato administrativo deve ser escrito e manifestado de maneira expressa, não se admitindo, no direito público, o silêncio como forma de manifestação da vontade da administração.
D Se um ato administrativo discricionário for praticado por autoridade que não tenha competência, a autoridade competente não estará obrigada a convalidá-lo se considerar que não estão presentes os aspectos de mérito que sustentam sua apreciação.
E Segundo a teoria dos motivos determinantes, a motivação dos atos administrativos é sempre necessária, seja para os atos vinculados, seja para os discricionários, pois constitui garantia de legalidade que tanto diz respeito aos interessados como à própria administração.
TRE-MA/2009 – Técnico Judiciário – Área Administrativa
42. João, servidor público federal, obteve, mediante ação judicial transitada em julgado, determinada vantagem pecuniária que, cerca de 15 anos depois, foi incorporada aos proventos da sua aposentadoria. O TCU, ao examinar a concessão da aposentadoria, determinou a suspensão do pagamento da parcela, arguindo estar em conflito com jurisprudência pacífica do STF. Considerando essa situação hipotética, para impedir o ato do TCU, a defesa de João deve arguir o princípio da
A legalidade.
B moralidade.
C impessoalidade.
D segurança jurídica.
E responsabilidade do Estado por atos administrativos.
MMA/2009 – Agente Administrativo: Em relação aos poderes e aos atos administrativos, julgue os itens a seguir.
43 Todo ato praticado no exercício de função administrativa é considerado ato administrativo.
44 Pelo atributo da presunção de veracidade, presume-se que os atos administrativos estão em conformidade com a lei.
45 Uma das características do poder de polícia é a discricionariedade, que é a possibilidade que tem a administração de pôr em execução as suas decisões, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judiciário.
TRT-ES/2009 – Analista Judiciário – Execução de Mandatos: Com relação aos atos administrativos e ao poder de polícia administrativa, julgue os itens de 68 a 70.
46 Tendo em vista razões de conveniência e oportunidade no atendimento do interesse público, mesmo os atos administrativos dos quais resultarem direitos adquiridos poderão ser revogados unilateralmente pela administração.
47 O direito de a administração anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários expira em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
48 Se, no exercício do poder de polícia, determinada prefeitura demolir um imóvel construído clandestinamente em logradouro público, o invasor de má-fé não terá direito nem à retenção nem à indenização relativas a eventuais benfeitorias que tenha feito.
TRT-ES/2009 – Analista Judiciário – Administrativo: A respeito do poder de polícia administrativa e dos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.
49 A administração exerce o poder de polícia por meio de atos e operações materiais de aplicação da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas. A edição, pelo Estado, de atos normativos de alcance geral não pode ser considerada meio adequado para o exercício do poder de polícia.
50 Em algumas circunstâncias, pode um agente transferir a outro funções que originariamente lhe são atribuídas, fato esse denominado delegação de competência. Entretanto, não se admite delegar a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
51 O ato administrativo nulo, por ter vício insanável, opera sempre efeitos ex tunc, isto é, desde então. Dessa forma, mesmo terceiros de boa-fé são alcançados pelo desfazimento de todas as relações jurídicas que se originaram desse ato.
MPU/2010 – Analista Administrativo: Com relação aos poderes, atos e contratos administrativos, julgue os itens a seguir.
52 As prerrogativas do regime jurídico administrativo conferem poderes à administração, colocada em posição de supremacia sobre o particular; já as sujeições servem de limites à atuação administrativa, como garantia do respeito às finalidades públicas e também dos direitos do cidadão.
53 A legalidade dos atos administrativos vinculados e discricionários está sujeita à apreciação judicial.
54 A competência constitui elemento ou requisito do ato administrativo vinculado, cabendo, entretanto, ao próprio órgão público estabelecer as suas atribuições.
Gabarito
11 | Errado |
12 | Errado |
13 | Errado |
14 | Errado |
15 | Certo |
16 | Errado |
17 | E |
18 | Certo |
19 | Errado |
20 | Errado |
21 | Certo |
22 | B |
23 | Certo |
24 | Certo |
25 | Errado |
26 | Certo |
27 | Certo |
28 | Certo |
29 | Certo |
30 | Certo |
31 | Errado |
32 | Errado |
33 | B |
34 | Errado |
35 | Certo |
36 | Errado |
37 | Errado |
38 | Errado |
39 | Errado |
40 | A |
41 | D |
42 | D |
43 | Errado |
44 | Errado |
45 | Errado |
46 | Errado |
47 | Certo |
48 | Certo |
49 | Errado |
50 | Certo |
51 | Errado |
52 | Certo |
53 | Certo |
54 | Errado |
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